Olímpia inicia vacinação de comorbidades a partir de 40 anos e comunica mudanças no cadastro e nos pontos de imunização

Dando sequência ao calendário de vacinação, seguindo as orientações do Governo do Estado, a secretaria de Saúde de Olímpia iniciará nesta sexta-feira, dia 28, a imunização das pessoas com comorbidades de 40 a 44 anos.
O município vinha adiantando a vacinação deste público mediante cadastro para aplicação de sobra de doses, a chamada “xepa’, ao final de cada dia e, agora, com a chegada do novo lote com 870 vacinas da AstraZeneca destinado ao grupo, abrirá a imunização por completo.
Desta forma, os moradores tanto com comorbidades como com deficiência permanente (usuárias comprovadas do BPC), que estão na referida faixa etária, podem procurar, nesta sexta, o drive-thru da Avenida dos Olimpienses ou o Salão da Fenossa, das 8h às 16h.
As pessoas com comorbidades precisam confirmar a existência de alguma das doenças definidas pelo Ministério da Saúde, mediante apresentação do atestado padrão, disponível no site da Prefeitura, devidamente preenchido pelo médico da rede pública ou privada que acompanha o paciente. A relação de comorbidades está descrita no formulário, que pode ser acessado diretamente pelo link: http://bit.ly/CadastroeAtestadoVacina.
Além desta nova faixa de idade, também continua a vacinação para os demais grupos anteriormente contemplados. Vale acrescentar que, além dos documentos específicos de cada público, todos os moradores dos grupos prioritários devem levar um documento oficial com foto, CPF e o Cartão Cidadão Olimpiense ou comprovante de residência.

MUDANÇA NOS PONTOS DE VACINAÇÃO
Devido a necessidades de adequação, a secretaria de Saúde está alterando os pontos de vacinação, a partir da próxima segunda-feira, dia 31, quando o posto da Avenida dos Olimpienses será desativado e o drive-thru do Recinto do Folclore volta a atender, das 8h às 16h. O Salão da Fenossa mantém o funcionamento no mesmo horário.
Cabe ressaltar que estes dois pontos são exclusivos para a vacinação com AstraZeneca, que inclui pessoas com comorbidades e deficiência permanente acima de 40 anos, idosos acima de 60 anos, Síndrome de Down acima de 18 anos e Transplantados acima de 18 anos, que ainda não foram imunizados.
Já o público contemplado com a Coronavac, primeira e segunda dose, deve procurar exclusivamente o ARE (Postão), das 8h às 16h. Neste grupo, estão incluídas as gestantes e puérperas acima de 18 anos com comorbidades, profissionais da Educação acima de 47 anos que não tomaram a segunda dose e idosos entre 65 e 70 anos, que também não tomaram a segunda dose.
Para a 1ª dose de gestantes e puérperas, é necessária a apresentação do atestado médico disponível no site da Prefeitura, além dos documentos gerais. Já para a segunda dose, é preciso levar documento com foto e o cartão de vacinação recebido na primeira dose.

AMPLIAÇÃO DO CADASTRO
Com o objetivo de promover mais agilidade na imunização contra a Covid-19 em Olímpia e evitar perdas, a secretaria de Saúde está ampliando também o cadastro de pessoas com comorbidades. Com isso, quem tem entre 35 e 39 anos e possui uma das doenças definidas pelo Ministério da Saúde pode preencher o formulário disponível no site da Prefeitura para que, sempre que houver frascos abertos ao final do dia, o município entre em contato via telefone com o morador cadastrado para que o mesmo procure um posto de vacinação para receber a dose da AstraZeneca, mediante a apresentação dos documentos necessários e do atestado padrão.
A Saúde passa a orientar também que o cadastro seja feito pelas gestantes e puérperas para que a vacinação seja agendada. A medida está sendo adotada tendo em vista a baixa adesão desse público, uma vez que apenas 10% das pessoas contempladas foram imunizadas. Como mencionado anteriormente, a vacinação deste público é com o imunizante Coronavac e está disponível, exclusivamente, no Postão.
O cadastro e o formulário estão disponíveis no link: http://bit.ly/CadastroeAtestadoVacina.

    Deixe seu comentário

    Seu endereço de email não será publicado.*

    Header Ad